Instituto Pensar - Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

por: Sheila Rezende


Rodrigo Pacheco (DEM-MG) em pronunciamento em plenário ? (Foto: Beto Barata/Agência Senado)

Por 57 votos, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado Federal nesta segunda-feira (1º). Pacheco, candidato apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), cumprirá um mandato por dois anos. A senadora Simone Tebet (MDB-MS), candidata da oposição, recebeu 21 votos.

"Não existe mais divisões?, disse em seu discurso após resultado. Pacheco defendeu a união entre os senadores para "a tomada de decisões políticas livres e autônomas, que sejam de interesse da nação e dos brasileiros?. Disse ainda ser necessário socorrer os vulneráveis diante à pandemia de Covid-19 e buscar ?uma sociedade sem descriminação?. O senador já havia deixado claro que não cederia à ?pressão externa? na presidência do Senado.

Leia mais: Entenda o que estará nas mãos dos novos presidentes da Câmara e do Senado

Pacheco também tinha apoio do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), em uma articulação direta com o Palácio do Planalto. Conforme o Estadão revelou, o governo liberou um total de R$ 3 bilhões em verbas extras para deputados e senadores para negociar cargos. Além disso, o pagamento de emendas parlamentares em janeiro foi recorde, R$ 504 milhões.

Biografia

Rodrigo Pacheco tem 44 anos, nasceu em Porto Velho (RO), mas se elegeu por Minas Gerais.

Segundo Estadão, em dezembro de 2020, emplacou um assessor de seu gabinete como diretor da Agência Nacional de Transportes (ANTT) ? órgão que tem como atribuição regular empresas de sua família.

Atribuições

O presidente do Senado é responsável, entre outras atribuições, por convocar e presidir as sessões da Casa e as sessões conjuntas do Congresso Nacional, dar posse aos senadores e fazer comunicação de interesse do Senado e do país, a qualquer momento, no Plenário.

Também cabe ao presidente do Senado decidir sobre pedidos de impeachment contra ministros do STF e articular nomeações para agências reguladoras ? e integrantes do próprio Supremo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: